31 maio 2007

 

Pequenos prazeres

Não há nada como deitar-me no sofá a ver o meu Malatinho no "Um Contra Todos".

29 maio 2007

 

Maçãs e raios de sol



Eu sei que devia estudar, eu sei... Mas pensar que só fico aqui mais 2 meses (menos até) só me dá vontade de esquecer as sebentas e aproveitar o resto.
Hoje fui com a Martinha ao Machine ver o concerto da banda "An Apple". Gostei muito apesar de ser apenas instrumental. Confesso que em certos momentos senti que faltava ali uma voz, mas mesmo assim adorei.
Depois vi o "Little Miss Sunshine", que já está disponível em dvd há algum tempo mas só agora o "apanhei" no videoclube.
Há muito tempo que não chorava a rir com um filme. Adorei! É demais mesmo, foi rir do princípio ao fim. Um filme fresco, diferente, sem cair nos "clichés" e nos lugares comuns.
O Steve Carrel nem precisa de falar muito para fazer uma grande interpretação e o mesmo se pode dizer do Paul Dano. Gostei muito especialmente das personagens destes 2 actores.
A não perder, definitivamente. Se calhar devia começar a dar notas aos filmes, ou estrelinhas ou assim...

"Dwayn
e: You know what? Fuck beauty contests. Life is one fucking beauty contest after another. School, then college, then work... Fuck that. And fuck the Air Force Academy. If I want to fly, I'll find a way to fly. You do what you love, and fuck the rest."

28 maio 2007

 

Vegetarianismo


Estou pela segunda ou terceira vez na minha vida a tentar ser vegetariana (já vou em 5 dias, and counting! hurray!). Em Leuven não é muito difícil não comer carne, quase todos os restaurantes têm sempre um prato vegetariano e há restaurantes da especialidade (que eu já frequentava ocasionalmente) por isso até agora não senti necessidade de alterar os meus hábitos, apenas a escolha do prato em si. E até a minha cozinheira de serviço (Miss Marta) se está a adaptar muito bem á minha decisão.
Andei a visitar alguns sites com informação sobre o tema e posso dizer-vos que fiquei chocada: os chocolates como o Snickers, Mars, etc contêm uma substância extraída das paredes dos estômagos de bezerros!!!
Mas é preciso meter disto nos chocolates PORQUÊ??
Ás vezes sinto-me mesmo ignorante! Acho é que nós não fazemos a mínima ideia do que andamos a comer!
Será que até para fazer um simples chocolate é preciso matar animais??
Sabiam que mudar para uma dieta vegetariana faz mais para reduzir as emissões de carbono do que mudar para um carro híbrido?
Acho que desta vez não volto a cair na tentação da carne... salvo seja! :P

27 maio 2007

 

"In England there are sixty different religions, and only one sauce" Francesco Caracciolo

Eu compreendo que o desaparecimento de uma criança inglesa em Portugal gere imensa polémica. Gosto até de pensar que se tivesse sido uma criança portuguesa a desaparecer em Inglaterra a polémica teria sido a mesma (tirando a parte de se questionar a competência das autoridades). Sim, eu sou muito ingénua.
Contudo, penso que há situações em que se vê que a nacionalidade da Madeleine pesa e muito.
Será que o Vaticano já autorizou alguma audiência a qualquer outra família de crianças desaparecidas? Posso estar enganada, mas parece-me que não.
Acho muito bem não se deixar cair o caso em esquecimento (apesar de neste momento não haver muito mais a fazer), mas não deixo de pensar que realmente ser inglês (ou melhor, não ser português) pode trazer muitas vantagens.
Bem, de qualquer forma obviamente que espero que a criança apareça sã e salva.

 

"The sun doesn't shine in the camp"




Para não fugir muito á temática do último mês, hoje vi um documentário acerca do campo de refugiados de Balata na Palestina. Sinto que este conflicto durará para sempre. Obviamente gostava que o fim estivesse perto, mas parece-me que isso é uma ilusão.
Ando a levar uma "injecção" de temas mundiais problemáticos. Estou cada vez mais consciente do mundo que há para além desta "redoma" em que vivemos, mas ainda estou a tentar descobrir qual poderá ser o meu papel no meio disto tudo.
Vejam o documentário, são apenas 35 minutos do vosso dia, não perdem nada... antes pelo contrário.

26 maio 2007

 

Hotel Rwanda

"Dube: Why are people so cruel?
Paul Rusesabagina: Hatred... Insanity... I don't know..."

Como foi possível em pleno século XX ocorrer um massacre destes? Fechamos (nós, cultura ocidental) os olhos ao que se passa no resto do mundo e quando os abrimos é só para olhar para os nossos próprios "umbigos".
É impossível ver este filme e ficar indiferente. O ser humano infelizmente é capaz das coisas mais belas e das coisas mais hediondas.

25 maio 2007

 

A minha nova banda sonora



Damien Rice "Rootless Tree"

 

Festa final do STUK

Hoje (dia 24) realizou-se a festa final do Stuk. A festa começou ás 20h e teve diversas actividades a maioria relacionada com música. Um grande concerto no terraço com actuação de artistas de breakdance foi o ponto alto da noite. Nas diversas salas do edifício iam decorrendo simultaneamente vários concertos dos mais diversos géneros músicais. O que perturbou um pouco a festa foi mesmo a chuva intensa que não era de todo esperada uma vez que durante o dia tívemos direito a sol e calor dignos de um qualquer dia de Agosto.
Apesar da realização desta festa, penso que o Stuk não vai fechar para férias já, pelo menos sei que o jazz aos domingos vai continuar [e nos dias quentes será no terraço :)].

23 maio 2007

 

Dois mundos

Na segunda-feira, depois de me despedir da minha madrinha e da minha mãe (que ficaram a chorar como 2 bebés, mas acho que era de felicidade por não terem que me aturar mais) fui ao cinema ver um filme que me atingiu como um murro no estômago.
"Si le vent soulève les sables" conta a história de uma família que se vê forçada a abandonar a sua aldeia por falta de água. Decidem então rumar a novas paragens, enfrentando todos os perigos da travessia do deserto. Pelo caminho passam por todo o tipo de situações extremas.
A filha Shasha é um símbolo da esperança que nunca desaparece durante o decorrer do filme, mesmo nas situações mais complicadas ela sorri sempre.
Saí do cinema com a sensação que tudo o que eu possa fazer durante a minha vida inteira será completamente inútil para acabar com as desigualdades existentes no mundo.
Mas espero pelo menos fazer alguma coisa...
Foi difícil voltar ao meu mundo cor-de-rosa depois de ver o filme- nada que a tequila não resolva (joking para aligeirar).
Na terça fui a uma cerimónia de entrega de um prémio literário qualquer com o Joris, a Marta e o Wouter (amigo do Joris que vive em Antuérpia). Em vez de "wedding crashers" fomos "reception crashers". Ainda conseguimos beber uma cerveja, ver o reitor e um ex-primeiro ministro antes de sermos convidados a sair.
De seguida lá fomos nós iniciar o nosso novo membro do "Tequila Fan Club". Foram-se juntando a nós mais membros do clube, passámos pelo Eclips, Allee e acabámos a noite no Rumba, completamente estafados.
Deixem-me estudar!!!!

20 maio 2007

 

Fim de semana familiar








Este fim de semana andei acompanhada pela minha mãe e pela minha madrinha que me vieram fazer uma visitinha.
Depois de termos ficado por Leuven na sexta-feira, no sábado fomos até Bruxelas.
Fizémos o tour completo pelos "hot spots" da capital, o que foi bastante cansativo mas muito interessante. Não tanto para mim porque já vi aqueles locais imensas vezes, mas elas adoraram a cidade- principalmente a Grand Place.
Ao fim do dia juntaram-se a nós a Marta e o Pieter e fomos até ao "quartier" português onde nos deliciámos com uma bela refeição tipicamente portuguesa num restaurante chamado Coimbra! :) Comi um belo bitoque acompanhado por uma bela "vinhaça" e rematado com uma bica Delta!!!
No fim do jantar a minha madrinha maravilhou as pessoas presentes no restaurante ao cantar uns fados. Escusado será dizer que ficaram todos de boca aberta!
De volta a Leuven ainda assistimos a um concerto improvisado de uma banda irlandesa e claro que tive que iniciar a minha família no meu passatempo preferido na Bélgica: ir para o Oude Markt beber cerveja!
No domingo demos mais umas voltas pela bela localidade de Leuven e á noite assistimos ao jazz ao vivo no Stuk na companhia dos meus amigos belgas e do pai da Sandra, que também veio visitar a filhota.
De seguida fomos para um bar mais acolhedor onde mais uma vez a minha madrinha nos deliciou com mais uns fados.
Fim de semana muuuuuuito animado que chegou ao fim num instante!

18 maio 2007

 

Make all the movies you want... (but not Moulin Rouge, please!)

Here it is... Stop complaining! Tonight we'll have fado...

17 maio 2007

 

Prettige Verjaardag, Ary!








Que dia repleto de emoções!
Mais um aninho, e que grande ano! Nunca pensei passar o meu 23º aniversário na Bélgica, essa é a verdade! Quem diria!
O mais interessante do dia foi mesmo o jantar luso-germano-belga!
Bacalhau á Brás (não se preocupem que eu só ajudei e dei apoio moral, por isso estava bom) "regado" com umas garrafinhas de vinho português, pois claro! E ainda um prato vegetariano para ficar toda a gente satisfeita! Ai aquele Fernão Pires deu cabo de nós! :P
Recebi prendas muito interessantes: garrafas de vinho (ao que parece é tradição belga oferecer álcool), um despertador do Winnie the Pooh :), um banana split, chá de baunilha... prendas no mínimo originais!
Depois de muito vinho bebido ad fundum lá fomos nós para o famoso Oude Markt. Uns pézinhos de dança e assim se passou mais um aniversário.
Há muito poucas fotos e as que tenho são um bocado estúpidas. Ainda assim dá para ver a animação do jantar: jogos com copos a voar, entregas especiais de garrafas de vinho pela janela, enfim... só podia ser mesmo no meu dia!
Quero ainda mandar um beijo enorme a todas as pessoas que se lembraram de mim! Recebi mensagens e mails que não estava mesmo nada á espera! As amizades são mesmo assim!
Para o ano há mais...

16 maio 2007

 

E pra Teresa não vai nada, nada, nada??


Parabéns Teresa!
Este post vem atrasado porque só agora é que a menina se dignou a enviar-me as fotos!
Aqui ficam os votos de muitas felicidades! Tenho pena de não ter estado presente neste momento tão importante da tua vida académica, mas sabes bem que mesmo longe estás no meu coração! ;)

14 maio 2007

 

"I still remember" Bloc Party



"We should have run
I would go with you anywhere"

13 maio 2007

 

BRIOOOOOOOOOSA!!!!!

Apesar de termos feito uma época medíocre, a minha Briosa conseguiu manter-se na I Liga.
Tenho pena que o meu clube tenha objectivos tão baixos, mas ao que parece também não temos asas para voar mais alto.
Perdemos contra o Sporting mas como o Aves e o Beira Mar também perderam, conseguimos ficar acima da linha de água. Ao menos isso!
ACADÉMICA! ACADÉMICA! ACADÉMICA!

 

Ary: cultural learnings of Belgium for make benefict glorious nation of Portugal

Posso dizer que mergulhei completamente na cultura belga.
Primeiro almocei em casa de uma família belga (bife com batatas fritas, pois claro) e devo dizer que fui muito bem recebida e fiquei até com saudades de casa.
Durante a tarde assisti á gravação da última parte do videoclip dos Scarrots e em seguida a um concerto deles em Geel. Backstage, bebidas e comida no camarim... ser VIP é mesmo um luxo! :P
De volta a Leuven (completamente de rastos porque só tinha dormido 3 horas), ainda fui ver a final do Festival Eurovisão que por aqui ainda parece ter algum sucesso apesar da canção deles também não ter passado á final (tal como a canção portuguesa cantada por uma tal de Sabrina, seja ela quem for...).
Agora preciso mesmo de dormir, tenho que guardar as energias para a próxima semana. Ouvi dizer que quarta-feira é uma data especial...

P.S.: Ontem alguém na ÍNDIA viu o meu blog... espectáculo!!!

10 maio 2007

 

Noite muito internacional

Numa só noite dei a volta ao mundo!
Primeiro fui a uma festa palestiniana no Pangaea com música ao vivo, cachimbos de água, danças estranhas, material com a cara do Che Guevara á venda :), etc...
Bebi um cházinho e comi um bolinho que foi sem dúvida a coisa mais gordurosa que alguma vez comi na minha vida, mas a verdade é que era muito bom.
Próxima paragem: festa pela paz com concertos e recolha de alimentos para o Congo.
Muito ska, raggae e rastas... parecia que estava na festa do Avante! Mas foi melhor que estar sentada num qualquer bar do Oude Markt... bem, isso foi o que se seguiu. O aniversário do Joris é um motivo especial, por isso não me importei. "Cafe Allee" e o fakbar de Letras foram as escolhas.

09 maio 2007

 

Para recordar...

O Francisco enviou-me esta foto e eu simplesmente tinha que a meter aqui.
Esta foto foi tirada na primeira festa internacional e é impressionante pensar em tudo o que se passou depois desta noite. Parece que foi há anos...
Um beijo grande para os dois meninos.

08 maio 2007

 

"Bordertown"

Mais uma ida ao cinema para compensar os meses de "abstinência", desta vez a escolha foi o "Bordertown".
Já falei aqui do filme num post anterior pelo que vou dar apenas a minha opinião pessoal.
A história é super interessante (pelo menos para mim), mas o filme desiludiu-me bastante.
Também não sei se se poderia esperar muito mais de um filme deste género e eu obviamente não sou grande perita em cinema. Ainda assim, esperava mais. A realização não era nada de especial e o filme tinha alguns "clichés" desnecessários.
A história não deixa de ser cativante (ainda mais sendo baseada em factos reais) e acho importante irem ver este filme para sabererem um pouco mais acerca de certas realidades que nos passam ao lado.

05 maio 2007

 

Melhor banda de sempre



Rage Against the Machine- "Testify"

04 maio 2007

 

Serenata Monumental

Esta a decorrer neste momento a Serenata Monumental.
É sem dúvida, para mim, o ponto alto da Queima das Fitas. Para o ano será a minha última Serenata enquanto estudante. Já sei que vou chorar baba e ranho...
Aproveitem por mim este ano, principalmente os finalistas!

02 maio 2007

 

Paulo Portas


"Nós acreditamos no valor do trabalho. Nós acreditamos que o trabalho liberta".



 

"Un matin bonne heure"

Hoje fui ver um filme integrado num festival de cinema africano que conta a história de 2 adolescentes guineenses que foram encontrados mortos no porão de um avião no aeroporto de Bruxelas em 1999.
Yaguine e Fodé decidiram sacrificar-se como forma de alertar o mundo para os problemas das crianças e deixaram uma carta dirigida aos líderes europeus onde apelam a que estes façam alguma coisa.
O filme não é nada de extraordinário mas a história é muito interessante.
A pobreza fez com que estes 2 rapazes perdessem toda a esperança e isso tocou-me profundamente. Nenhum adolescente devia sequer ponderar um acto destes. O mundo continua cheio de profundas desigualdades.
Espero um dia ajudar a mudar isto.

01 maio 2007

 

Bob Dylan, Mandela e Palestina



Mais um fim-de-semana que passou a correr!
No domingo fomos a um concerto no "Rock Café" no Oude Markt. A banda tocou várias covers do Johnny Cash e do Bob Dylan, sendo que a voz do vocalista era igualzinha á deste último.
A seguir estivemos até bem tarde (ou cedo, depende da perspectiva) a ensinar português ao Pieter (vocalista dos Scarrots) e ele bem que tentou ensinar-nos neerlandês mas há sons que para os portugueses são simplesmente impossíveis de reproduzir.
Hoje (segunda-feira) fui com a Sandra e o Pieter ver o "Goodbye Bafana", um filme de Bille August baseado nas memórias do guarda prisional de Nélson Mandela.
A interpretação do Joseph Fiennes é impressionante, vale a pena ver o filme só por isso. Esperava um pouco mais, mas mesmo assim aprendi imenso acerca do ambiente que se vivia durante o "Apartheid".
Á noite vimos um filme intitulado "Arna's Children" que não é mais que um documentário impressionante sobre Arna, uma activista contra a ocupação israelita que fundou um sistema de educação alternativo para as crianças palestinianas no campo de refugiados de Jenin.
Este documentário "tocou-nos" mesmo e ficámos os 3 quase sem palavras.
Recomendo vivamente estes dois filmes e também um que ainda não vi mas que deve ser muito interessante: "Bordertown"
. Os protagonistas são a Jennifer Lopez e o Antonio Banderas e o filme (baseado em factos reais) conta a história de uma jornalista americana que é enviada á cidade de Juarez (México) para investigar as mortes misteriosas de várias mulheres.
O filme é recomendado pela Amnistia Internacional e só por isso merece a minha confiança, apesar de não ser grande fã da Jennifer Lopez ou do Banderas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

A Ary depois de Erasmus vai:
ás reuniões dos alcoólicos anónimos
passar o tempo no ginásio para acabar com a barriga de cerveja
fazer Erasmus para Coimbra
beber a Stella Artois que trouxe na bagagem
comer Bacalhau á Brás
  
Free polls from Pollhost.com
FALTAM: PARA EU ENTRAR NO AVIÃO!
Visitor Map
Create your own visitor map!